Quem somos?
Estamos em Portugal desde 1996 e pertencemos ao Grupo Cofidis, um grupo financeiro de dimensão europeia, que criou um conceito simples e inovador: o crédito ao consumo à distância. O nosso foco são as pessoas e estamos muito atentos às necessidades dos nossos clientes.
Cada passo que damos é um avanço para um futuro financeiro mais claro e seguro. Tornamos as relações financeiras mais fáceis, acessíveis, sem complicações. Usamos a inovação e a tecnologia a favor das pessoas, para criar experiências únicas, digitais ou físicas, a par com produtos que acrescentem valor e que aumentem o bem-estar financeiro dos nossos clientes. Acreditamos que a verdadeira inovação financeira reside na simplicidade, na utilidade e no impacto social.
Serás integrado na Direção de Operações Cliente e Parceiro, no Ecossistema Digital Operations, como APM – Associate Product Manager e a tua missão irá contribuir para garantir a consistência e ritmo dos processos de delivery, compreender o ponto de partida e desenhar novas soluções funcionais, assim como sintonizar a equipa técnicas e as equipas digitais integrantes de cada desenvolvimento.
O Associate Product Manager, inserido numa equipa de produto digital, tem como missão criar, desenvolver e melhorar continuamente features de produto que gerem verdadeiro valor para os users e tenham impacto positivo no negócio, seguindo as melhores práticas de Product Management.
A Missão que propomos
- Compreender e mapear com empatia e espírito crítico o ponto de partida e necessidades do user, negócio e processo;
- Levantamento de requisitos junto de Stakeholders, através de especificação técnicas e funcional que entendam as expectativas e ao scope definido;
- Alinhamento da especificação técnica e funcional
- Estruturação de informação para os diferentes rituais, criação de User Stories, critérios de aceitação, partilha de informação e alinhamento com Quality Assurance para criação de casos de teste.
- Co-construir a solução funcional com base nos critérios de aceitação definidos em discovery e em parceria com Product Managers, designers e/ou tech leads;
- Agilizar e dinamizar rituais de planeamento e gestão de sprints de acordo com a metodologia de Agile (Refinement, Sprint Planning, Sprint Review, Retrospectiva…);
- Produzir a documentação funcional incluindo as “user stories” com critérios de aceitação;
- Ajudar os Quality Assurance na compreensão dos documentos funcionais e garantir a sua compatibilidade com a construção de casos de teste;
- Ajudar os Developers na compreensão dos documentos funcionais e garantir a sua compatibilidade com a documentação técnica produzida em todas as fases;
- Promover continuamente a aplicação dos standards de excelência de delivery e impulsionar a sua contínua evolução através da tangibilidade de métricas de sucesso
- Contribuir para a construção contínua da visão de produto e da estratégia para cada ciclo trimestral;
- Participar nas atividades de discovery como ideação, testagem e formalização da solução;
- Contribuir nos rituais de cross-refinement e promover a colaboração contínua entre equipas;
- Acompanhar os resultados das entradas em produção e participar nos rituais de métricas;
- Contribuir para a descodificação e triagem de bugs;
O que procuramos
- Entre 2 a 4 anos de experiência comprovada em contexto de desenvolvimento de produtos digitais, com preferência em plataformas de user facing;
- Domínio comprovado de metodologias e lógica de análise funcional, assim como métodos de mapeamento e prototipagem de processos ou jornadas de utilizador;
- Forte sentido crítico ao nível de UX/ UI, e jornadas diferenciadoras para os utilizadores;
- Conhecimento das várias metodologias de gestão do fluxo de delivery em contexto Agile e capacidade de as colocar em prática seja na dinamização dos vários rituais, produção de artefactos; métricas de performance ou adaptação dos standards à realidade da equipa;
- Fortes competências de comunicação, tanto escrita como verbal, que permitam motivar e orientar as equipas para a ação, assim como estabelecer um canal contínuo de feedback construtivo;
- Capacidade para criar relações em contextos organizacionais de grande dimensão, com pessoas de diferentes perfis demográficos e backgrounds profissionais, e de lidar de forma positiva com a resistência à mudança;
- Opera no dia-da-dia com base em “Growth Mindset” e com o princípio de que qualquer pessoa tem algo para nos ensinar nem que seja numa nova perspetiva de ver o “mundo”;
- Tem um natural “bias for action”, mas consegue sempre equilibrar e posicionar as suas decisões numa perspetiva estratégica.
Informações complementares
Na Cofidis temos uma política de cleandesk e hotdesk e, como tal, não temos lugares marcados. O teu local de trabalho será na Torre Norte, piso 2. Ambas as torres estão servidas de elevadores desde as garagens até ao último piso, com várias casas de banho adaptadas para pessoas com deficiência.
Um colaborador Cofidis tem consideração para com os outros, molda-se às exigências e responde com agilidade e de forma personalizada. Cria processos e estabelece relações com simplicidade. Assume a responsabilidade e promove a confiança e o compromisso, encarando com audácia todos os desafios.
Se esta forma de trabalhar te faz sentido, não percas a oportunidade de te juntares à equipa Cofidis. Esperamos por ti!