Quem somos?
Estamos em Portugal desde 1996 e pertencemos ao Grupo Cofidis, um grupo financeiro de dimensão europeia, que criou um conceito simples e inovador: o crédito ao consumo à distância. O nosso foco são as pessoas e estamos muito atentos às necessidades dos nossos clientes. Cada passo que damos é um avanço para um futuro financeiro mais claro e seguro. Tornamos as relações financeiras mais fáceis, acessíveis, sem complicações. Usamos a inovação e a tecnologia a favor das pessoas, para criar experiências únicas, digitais ou físicas, a par com produtos que acrescentem valor e que aumentem o bem-estar financeiro dos nossos clientes. Acreditamos que a verdadeira inovação financeira reside na simplicidade, na utilidade e no impacto social.
Serás integrado na Direção Jurídica e Financeira como Business Analyst e tua missão será garantir a conformidade com os requisitos regulamentares, assegurando a qualidade, consistência e precisão dos dados reportados.
O Business Analyst é responsável pela preparação e submissão de reportes regulamentares ao Banco de Portugal (BdP), tais como CRC, PARI PERSI, PAY e outros reportes exigidos por normativas e diretrizes emitidas regulamentares exigidos pelo BdP. Assegura a consistência, coerência e qualidade dos dados reportados, garantindo a reconciliação da informação com as bases de dados internas e alinhamento da informação entre os vários reportes regulamentares, sugerindo melhorias contínuas para responder às alterações regulamentares e a planos de ação definidos.
A Missão que propomos
- Validar, submeter e controlar os reportes regulamentares ao BdP, nomeadamente CRC, PARI-PERSI, PAY e outros reportes obrigatórios;
- Garantir a coerência e a consistência dos vários reportes regulamentares, realizando cruzamentos e controlos de validação de dados entre os vários reportes e as bases de dados internas;
- Analisar com visão crítica os requisitos das evoluções regulamentares emitidas pelo BdP, garantindo a sua implementação nos timings definidos em colaboração com a(s) equipa(s) técnica(s);
- Colaborar com as áreas da empresa em projetos internos, identificando os respetivos impactos nos reportes, assegurando a identificação e implementação das evoluções necessárias;
- Colaborar com quaisquer outras equipas que tenham sob a sua gestão reportes regulamentares (EMF, FINREP, etc.) de forma a ter uma visão que permita a comparação e reconciliação com os dados reportados à CRC, garantindo a implementação de controlos comparativos entre os reportes a ter uma visão completa que permita realizar os controlos de consistência dos dados (conhecimentos de contabilidade são valorizados);
- Participar na criação e implementação de novos processos de reporte regulamentar em resposta a mudanças na regulamentação ou a necessidades internas;
- Contribuir para a melhoria contínua dos processos de reporte regulamentar, procurando, por um lado, otimizar a eficiência e a eficácia das atividades desempenhadas e, por outro, a qualidade da informação reportada;
- Identificar situações não conformes e respetivos riscos, definindo planos de ação corretivos. Garantir a implementação de ações corretivas, em colaboração com as várias áreas da empresa;
- Em colaboração com a equipa identificar, implementar e realizar de controlos que permitam garantir a qualidade da informação reportada como a deteção de situações não conformes;
- Em colaboração com a equipa implementar e realizar controlos pedidos pelo BdP, garantindo o cumprimento das exigências do regulador e preparar a informação para responder a pedidos de esclarecimentos ou controlos de qualidade feitos pelo BdP.
O que procuramos
- Licenciatura em Matemática, Gestão, Economia ou equivalente;
- Experiência mínima de 3 anos em análise de dados será valorizada;
- Conhecimento avançado do Microsoft Office, especialmente Excel;
- Experiência em reporting regulamentar e CRC (obrigatório);
- Forte interesse por temas de reporte regulamentar bancário e análise financeira;
- Experiência em programação SQL e SAS será valorizada;
- Forte capacidade analítica e visão crítica;
- Proatividade, Commitement e Accountability;
- Foco na criação de valor para a empresa e na consecução de objetivos coletivos;
- Perfil proativo e orientado a resultados;
- Orientação para a aprendizagem e para a mudança.
Informações complementares
Na Cofidis temos uma política de cleandesk e hotdesk e, como tal, não temos lugares marcados. O teu local de trabalho será na Torre Sul, piso 2. Ambas as torres estão servidas de elevadores desde as garagens até ao último piso, com várias casas de banho adaptadas para pessoas com deficiência.
Um colaborador Cofidis tem consideração para com os outros, molda-se às exigências e responde com agilidade e de forma personalizada. Cria processos e estabelece relações com simplicidade. Assume a responsabilidade e promove a confiança e o compromisso, encarando com audácia todos os desafios.
Se esta forma de trabalhar te faz sentido, não percas a oportunidade de te juntares à equipa Cofidis. Esperamos por ti!