Quem somos?
Estamos em Portugal desde 1996 e pertencemos ao Grupo Cofidis, um grupo financeiro de dimensão europeia, que criou um conceito simples e inovador: o crédito ao consumo à distância.
O nosso foco são as pessoas e estamos muito atentos às necessidades dos nossos clientes. Cada passo que damos é um avanço para um futuro financeiro mais claro e seguro. Tornamos as relações financeiras mais fáceis, acessíveis, sem complicações. Usamos a inovação e a tecnologia a favor das pessoas, para criar experiências únicas, digitais ou físicas, a par com produtos que acrescentem valor e que aumentem o bem-estar financeiro dos nossos clientes. Acreditamos que a verdadeira inovação financeira reside na simplicidade, na utilidade e no impacto social.
Serás integrado(a) no Serviço de Risco Cliente, da Direção de Riscos Preventivos e Fraudes Operacionais, como “Técnico de Risco” e a tua missão será monitorizar e controlar o risco do portfólio da Cofidis Portugal, através da análise dos indicadores de risco e do desenvolvimento e implementação de novas metodologias, considerando o apetite ao risco, com o objetivo de contribuir para a rentabilidade e crescimento sustentável da Cofidis.
Procuramos um perfil com forte competência analítica e conhecimento do negócio de crédito a particulares – tanto em parcerias como através do canal direto – demonstrando proatividade e capacidade de identificação dos alertas e de oportunidades de negócio a explorar, desenvolvendo em cada um dos eixos planos de ação viáveis, onde identifica todos os vetores de influência.
Assegurando sempre os requisitos regulamentares em vigor, deverás trazer contigo a intuição de negócio, a aliar a uma tomada de decisão risk-adjusted.
A Missão que propomos
- Apoiar a estratégia comercial da Cofidis e o seu crescimento sustentável;
- Aumentar a capacidade da Cofidis para antecipar cenários de risco e definir estratégias;
- Assegurar a minimização de perdas e a saúde financeira da Cofidis, em resultado da mitigação de risco;
- Promover a consciencialização sobre a importância da gestão e cultura de risco/fomentar cultura de risco;
- Promover sinergias entre os vários stakeholders;
- Garantir o Compliance da área de acordo com os padrões definidos.
- Avaliação de oportunidades de negócio, maximizando o equilíbrio da relação risco/rentabilidade;
- Alinhamento das práticas comerciais com o apetite ao risco da Cofidis, controlando o risco de crédito;
- Monitorização próxima e análise de indicadores de risco e melhoria contínua dos processos de monitorização;
- Análises preditivas de contexto para antecipação de situações esperadas de risco;
- Identificação de padrões de risco de fraude, assegurando a mitigação da mesma;
- Identificação de oportunidades de melhoria nos modelos preditivos e nas regras instituídas;
- Incorporação de conhecimento de negócio nas análises realizadas, maximizando a aderência das soluções propostas à atividade da Cofidis;
- Produção de informação robusta e de qualidade, em matéria de risco para suportar decisões;
- Relatórios que detalhem riscos identificados, implicações e recomendações;
- Cumprimento e disseminação de regras de risco, do grupo, regulamentares e melhores práticas;
- Melhoria contínua da automatização fiável de decisões de risco.
O que procuramos
- Licenciatura ou Mestrado nas áreas de Gestão, Economia, Matemática ou áreas afins;
- Forte capacidade analítica, espírito crítico e agilidade em ferramentas de apoio à análise de risco (p.exe., SAS/SQL e Excel);
- Conhecimentos sólidos de Inglês (obrigatório) e de Francês (preferencial);
- Capacidade de definir estudos e análises críticas ao acompanhamento do negócio;
- Capacidade de antecipação, visão estratégica e proatividade de execução;
- Proatividade e autonomia;
- Orientação para o resultado;
- Capacidade de desafiar e influenciar o conjunto de stakeholders internos;
- Conhecimento de dinamização de atividade cross-selling (preferencial);
- Experiência profissional no setor financeiro e/ou em áreas de risco (preferencial).
O que oferecemos:
- Seguro de saúde (para colaborador e respetivo agregado familiar) e Seguro de Vida
- Crédito ao colaborador
- Ginásio e aulas de grupo nas instalações & apoio ao desporto (até um máximo de 40€/mês), aulas de teatro
- Lugar de estacionamento
- Comparticipação do Passe Social, até limite máximo de 40€/mensais
- Dia de aniversário
- MyCofiwell – conjunto de serviços especializados, a pensar no colaborador e respetivo agregado familiar
- Semana de ATL de verão, para os filhos dos colaboradores (Cofikids) & licença de parentalidade alargada um mês e paga
- Parcerias e compromisso com a comunidade e ambiente (Café Joyeux, Associação Crescer, bureaux du cœur, entre outras)
- Aprendizagem contínua – Formações internas e plataformas E-learning
Informações complementares
Na Cofidis temos uma política de cleandesk e hotdesk e, como tal, não temos lugares marcados. O teu local de trabalho será na Torre Sul, piso 3. Ambas as torres estão servidas de elevadores desde as garagens até ao último piso, com várias casas de banho adaptadas para pessoas com deficiência.
Um colaborador Cofidis tem consideração para com os outros, molda-se às exigências e responde com agilidade e de forma personalizada. Cria processos e estabelece relações com simplicidade. Assume a responsabilidade e promove a confiança e o compromisso, encarando com audácia todos os desafios.
Se esta forma de trabalhar te faz sentido, não percas a oportunidade de te juntares à equipa Cofidis. Esperamos por ti!